Lançamento do Livro Tinta Loka

31 de agosto de 2019 às 14h00


Sobre os Autores

Bonga Mac e Tamires Santana

Tamires Santana

Tamires Santana, 30, é jornalista formada na FAPCOM - Faculdade Paulus de Comunicação (2011); design gráfico pela AIS Informática e Saga - Jogos, Arte Digital, Design e VFX (2010/2014) e, mais recentemente, estudante de Pedagogia pela UNIVESP - Universidade do Estado de São Paulo.

Co-autora do livro Tinta Loka Street Book (2017) e empresária de Bonga Produções, sua jornada na área cultural iniciou em meados de 2008, por influência da cultura do samba e militância negra, o que a motivou a expandir seus conhecimentos, levando-a a área do terceiro setor.

Entre trabalhos como jornalista e design gráfico, desenvolve e participa de projetos como profissional de desenvolvimento, diagramador, videomaker, assessora de comunicação, desing e produtora cultural.

Bonga Mac

Bonga Mac, 44, é Donizete de Souza Lima, artista visual, arte educador e estudante de artes visuais pela FAEEP - Faculdade de Educação Paulista.

Co-autor do livro Tinta Loka Street Book (2017) e empresário de Bonga Produções, seu primeiro contato com o graffiti foi em meados dos anos 90, por influência da cultura hip hop, o que o motivou a reproduzir as ideias passadas em capas de discos e letras de músicas.

Desenvolve projetos notáveis enquanto artista visual no graffiti e, desde 2000, como arte educador, em projetos de incentivo a difusão da cultura hip hop e arte urbana para um público diversificado.

Conheça o trabalho dos autores em:

Site www.bongaproducoes.com

 

Sobre o Evento

Tinta Loka Street Book é um catálogo sobre a história e desenvolvimento do graffiti no estado de São Paulo organizado por Bonga Mac, artista visual, e Tamires Santana, jornalista e designer. Fonte de referências e uma verdadeira galeria de arte urbana produzida no país, reúne 51 artistas e 19 ações e traz todos os textos em versão em inglês, já que o grafite nacional tem muito respeito também no exterior.

É prefaciado por Binho, produtor da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, sediada no Brasil e uma das maiores deste segmento no mundo e com introdução de Fab Five Freddy, lendário apresentador nova iorquino do Yo! Raps, na MTV americana, e co-produtor do filme “Wild Style”, clássico sobre o surgimento do Hip Hop. Comentado pelo artista brasileiro Does e o francês Kongo Mac, traz as peculiaridades, técnicas e conceitos que passaram a colorir telas e muros cada vez maiores através de tantas mãos diferentes.

Bate Papo: Negócios Criativos no Contexto da Arte Urbana

A arte perpetua uma conexão entre lugares, pessoas, emoções e conhecimentos. Ao mesmo tempo em que amplia a ponte de acesso à cultura, dialoga e fomenta atividades rentáveis das mais diversas áreas. Contudo, ser um(a) artista e empreendedor(a) ou um(a) empreendedor(a) artista, sobretudo no Brasil, ainda é algo desafiador.

Existem produções independentes que, a partir de seus “lifestyle” (estilo de vida) e produtos, criam interessantes oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que, não perdem de vista a criatividade e o impacto social positivo que geram para a sociedade. Com isto, “Negócios Criativos no contexto da arte urbana”, facilitado por Bonga Mac e Tamires Santana, tem como foco a reorganização da potência criativa em prol da sensibilização a ações que levem à locais inovadores.

Objetivo do Bate Papo

Sensibilizar os participantes a trilharem caminhos que estimulem o potencial inovador e criativo do dia a dia, transformando em atividade rentável, ao mesmo tempo em que estimular o consumo de marcas independentes e conscientes de suas práticas para com a rede social.

Metodologia

Serão apresentados aos participantes, em formato de bate papo, uma introdução sobre o cenário da arte urbana e o graffiti no Brasil e Mundo e a produção de projetos culturais e marcas independentes neste contexto, focados tanto na auto-gestão quanto na liberdade da criação artística e sua autonomia profissional.

Local

Faculdade de Tecnologia Alpha Channel - Rua Vergueiro 3032 - próximo ao metrô Vila Mariana

Duração

3 horas