Bandersnatch | Game ou filme interativo?

Games

 Uma das dúvidas levantadas pela produção da Netflix Black Mirror - Bandersnatch com certeza é “game ou filme interativo?” Apesar da abundância de elementos que a classificariam como filme, seu roteiro foi criado na plataforma Twine, especializada em produção de games com ramificações narrativas.

De acordo com o dicionário americano Merrian-Webster, a definição de videogame é “um game eletrônico em que jogadores controlam imagens em uma tela de vídeo”. O dicionário Cambridge tem uma definição parecida “um game em que o jogador controla imagens em movimento em uma tela de televisão ao apertar botões ou mover uma alça”.

Ainda assim, essas definições isoladamente não respondem a questão. Existe uma tese levantada por Dr. Kevin Veale da Game Studies, que aborda o tema de outro ponto de vista: O CINEMA INTERATIVO. “A experiência de textos cinemáticos é definida, em parte, pela falta de habilidade da audiência em alterar eventos dentro da diegese (mundo fictício da narração)". Ainda, o Game Studies compara que "a experiência de videogames está amarrada intrinsecamente ao investimento e envolvimento do jogador dentro da diegese do texto do game [...]".

Podemos então dizer que Bandersnatch é uma subcategoria dos games? Ou um filme interativo?

 

Leitor, qual a sua opinião?


BLOG ALPHA CHANNEL